Ellerstina e La Dolfina decidem Hurlingham

Assim como nas últimas temporadas, La Dolfina e Ellerstina decidirão mais uma vez o Aberto de Hurlingham, segundo torneio da Tríplice Coroa Argentina de Polo. A Final da 120ª edição de uma das competições mais importantes do polo argentino acontece no próximo sábado, 2 de novembro.

Apesar de todo o favoritismo das formações lideradas por Adolfo Cambiaso e Facundo Pieres, os jogos que definiram os classificados dos grupos A e B de Hurlingham foram muito mais equilibrados do que se imaginava. Mesmo com toda a superioridade de tropa e de jogadores, equipes como La Aguada e La Natividad, presentes nas partidas decisivos, mostraram que a hegemonia de La Dolfina e Ellerstina pode estar perto do fim.

Na primeira disputa direta por uma vaga na final, La Aguada e La Dolfina fizeram confronto válido pela última rodada do grupo A. Após as três primeiras parciais serem bastantes equilibradas, La Dolfina teve grande atuação no quarto chukker e chegou ao intervalo de partida com a vitória parcial de 11 a 5. O confronto caminhava para uma fácil vitória da equipe de Cambiaso, mas La Aguada iniciou grande reação e através das mãos de Miguel N. Astrada chegou ao tempo decisivo perdendo por apenas dois gols, 14 a 12. Mesmo com todo o esforço, La Aguada teve sua reação freada por mais uma grande atuação de Adolfo Cambiaso que, com os gols da última etapa, chegou ao total de dez na partida e fechou a vitória de La Dolfina por 18 a 15.

No dia seguinte foi a vez de Ellerstina e La Natividad entrarem em campo para definir quem seria o primeiro colocado do grupo B e adversário de La Dolfina na grande decisão. Em um dos jogos mais emocionantes e equilibrados do aberto de Hurlingham, La Natividad, do brasileiro Rodrigo Andrade, vendeu caro a vitória para Ellerstina, dos irmãos Facundo e Gonzalito Pieres.

Ellerstina começou melhor e venceu a primeira parcial por 3 a 1. A partir do segundo chukker, La Natividad encontrou uma maneira de neutralizar o poder ofensivo de Facundo Pieres e chegou ao intervalo com ao partida empatada em 8 a 8. Mesmo voltando a liderança do placar, Ellerstina não conseguia abrir vantagem e permitiu que Guillermo “Sapo” Caset, um dos artilheiro da competição até o momento, ajudasse La Natividad a buscar novamente o empate, 13 a 13, e chegasse ao chukker final com o duelo totalmente indefinido. No último tempo, La Natividad buscou a vitória de todas as maneiras mas o talento de Facundo voltou a aparecer. Com três gols do craque argentino, Ellerstina chegou a vitória por 16 a 13 e garantiu a segunda vaga na disputa do título.

A decisão do 120º Aberto de Hurlingham está marcada para o próximo sábado, 2, a partir das 17h30 no horário de Brasília. Confira todos os resultados da primeira fase do aberto clicando aqui.